segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Como analisar o gráfico


Como analisar o gráfico 

Abaixo esta o gráfico de VALE PNA (VALE5). Ao lado direito esta o valor do ativo e inferior a data, leia-se da esquerda para a direita. E cada barra (candlestick) representa um dia de pregão.
Agora a pergunta: “Qual é o próximo movimento?” valoriza ou desvaloriza?



É possível identificar os topos e os fundos dos movimentos e assim identificar a LTB, linha de tendência de baixa e a LTA, linha de tendência de alta.
Identificamos o que chamamos de resistência e suporte.
Repetindo a pergunta anterior: “Qual é o próximo movimento?”
No mercado tem o participante que compra no suporte e vende na resistência, e também o que compra na ruptura da resistência e vende na ruptura do suporte.
Em qual você se encaixa?



No mesmo gráfico identificamos LTB e LTA mais inclinados, possibilitando tomada de decisões mais rápidas.



Um indicador técnico deve ser usado para auxiliar na leitura de força compradora e vendedora, neste caso, um oscilador de movimento (estocástico lento de 9 períodos). Os sistemas gráficos já disponibilizam os estudos para os investidores.
E “lendo” o gráfico, observa-se a linha %K (vermelha) e a %D (azul) apontadas para baixo sugerindo força vendedora, ou seja, o preço da VALE5 deve cair.



Lembrando que a análise técnica é uma ferramenta que auxilia o investidor. E toda decisão precisa ser estruturada, pontos de entrada e saída com lucro ou prejuízo.

Ligue para UM Investimentos Recife: 3125-0883 ou 3125-0628 e inscreva-se para o próximo curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário