sexta-feira, 13 de abril de 2012

GAFISA (GFSA - NM) - COMUNICADO


GAFISA (GFSA - NM) - COMUNICADO                                                 
(13/04) GAFISA (GFSA - NM) - Resultados operacionais referentes ao primeiro 
trimestre de 2012
DRI: Alceu Duilio Calciolari


Enviou comunicado, no qual consta:

PARA DIVULGACAO IMEDIATA - Sao Paulo, 12 de abril de 2012 - A Gafisa S.A. 
(Bovespa: GFSA3 NYSE: GFA), a principal incorporadora residencial 
diversificada 
do Brasil, anuncia hoje os resultados operacionais referentes ao primeiro 
trimestre de 2012, encerrado em 31 de marco de 2012.

Duilio Calciolari, Diretor Presidente, comenta os destaques: "Durante o 
primeiro 
trimestre de 2012, focamos na implementacao da nossa nova estrategia, a qual: 
(i) define estruturas operacionais dedicadas por marca (ii) reduz risco na 
Tenda (iii) expande a contribuicao dos desenvolvimentos de sucesso de 
AlphaVille em nosso mix de produtos e (iv) reposiciona o foco da marca Gafisa 
em seus principais mercados, Sao Paulo e Rio de Janeiro. Estamos obtendo 
progressos no alcance de nosso guidance de R$500 - R$700 milhoes de fluxo de 
caixa operacional para o ano de 2012 com entrega de 6.165 unidades, vendas de 
estoques e geracao de fluxo de caixa positivo na Tenda no mes de Marco.

O Grupo apresenta forte demanda em todo o Brasil em produtos para os segmentos 
de renda media e media-alta, representados pelas marcas Gafisa e AlphaVille, 
cujas vendas totalizaram R$498,7 milhoes ao longo do trimestre, registrando VSO 
de lancamentos de 48%. Com a implementacao do foco geografico mais reduzido, 
Sao 
Paulo foi responsavel por 100% dos R$214,7 milhoes em lancamentos do segmento 
Gafisa no 1T12, enquanto todos os projetos do segmento AlphaVille, de R$249,0 
milhoes, lancados no mesmo periodo, localizam-se fora de Sao Paulo e do Rio de 
Janeiro."

Lancamentos Consolidados

Os lancamentos do primeiro trimestre de 2012 totalizaram R$464 milhoes, uma 
reducao de 10% em comparacao com o 1T11, uma vez que o Grupo interrompeu os 
lancamentos de Tenda para focar na execucao e na entrega. Os resultados 
representam 15% do guidance medio de lancamentos para o ano, que vai de R$2,7 
ate R$3,3 bilhoes e esta de acordo com a sazonalidade de poucos lancamentos no 
primeiro trimestre.

Quatro projetos/fases foram lancados em tres estados no primeiro trimestre, com 
AlphaVille sendo responsavel por 54% dos lancamentos e Gafisa pelos 46% 
restantes.

Vendas Contratadas Consolidadas

As vendas contratadas do primeiro trimestre totalizaram R$408,2 milhoes, uma 
reducao de 50% quando comparadas ao 1T11. As vendas de lancamentos 
representaram 
55% do total, enquanto que vendas de estoques representaram os 45% restantes. A 
velocidade de vendas consolidadas do primeiro trimestre foi de 10,4% comparada 
aos 21,4% no 1T11, refletindo a menor quantidade de lancamentos durante o 
periodo com o proposito de remediar problemas na Tenda. Excluindo-se a marca 
Tenda, a velocidade de vendas do 1T12 foi de 16,1%, em comparacao aos 17,7% do 
4T11 e aos 21,6% no 1T11. A velocidade consolidada de vendas de lancamentos, 
por 
sua vez, foi de 48,1%.

Status da Geracao de Fluxo de Caixa Operacional

Gafisa encerrou o primeiro trimestre com aproximadamente R$900 milhoes em 
caixa, 
no mesmo patamar do balanco no final de 2011, apos pagamento de todas as 
obrigacoes do periodo. No 1T12, o cash burn consolidado foi de aproximadamente 
R$100 milhoes, que representa juros decorridos da divida da Gafisa. Nosso fluxo 
de caixa operacional foi neutro no 1T12 e no mes de Marco, Tenda apresentou 
fluxo de caixa operacional positivo.

Projetos Entregues

Durante o primeiro trimestre de 2012, a Gafisa entregou 34 projetos que 
envolveram 6.165 unidades com um valor geral de vendas de R$1,1 bilhao durante 

1T12, duas vezes o numero de projetos entregues durante o 1T11, de 3.060 
unidades. Em marco de 2012, o Grupo Gafisa alcancou um recorde de unidades 
entregues em um mes, de 3.338 unidades.

Estoque (Imoveis para Venda)

No primeiro trimestre, o estoque consolidado a valor de mercado reduziu 3% na 
comparacao com o 4T11, ou manteve-se estavel se considerar ex-Tenda. O valor de 
Mercado para o estoque de Gafisa permaneceu estavel em R$1,96 bilhoes no final 
do 1T12. O valor de mercado para o estoque de Alphaville totalizou R$636 
milhoes 
no final do 1T12, um aumento de 11% comparado ao final do 4T11. O estoque da 
Tenda foi avaliado em R$915 milhoes no final do 1T12, uma reducao de 2% 
comparado ao final do 4T11, um indicativo de cancelamento de projetos.

SEGMENTO GAFISA

Foco em empreendimentos residenciais no segmento de Media, Media-Alta e Alta 
renda, com preco de venda unitario superior a R$250.000.

Lancamentos Gafisa

Os lancamentos do primeiro trimestre permaneceram estaveis em R$214,7 milhoes e 
incluiram dois projetos/fases em um estado. Sao Paulo representou 100% dos 
lancamentos.

Vendas Contratadas Gafisa

As vendas contratadas do primeiro trimestre totalizaram R$316,7 milhoes, uma 
diminuicao de 25% quando comparado com o 1T11. As unidades lancadas durante o 
ano representaram 79% do total, enquanto vendas de estoques representaram os 
21% 
restantes. A velocidade de vendas foi de 13,9%, comparada aos 19,4% no 1T11. A 
velocidade de vendas de lancamentos Gafisa foi de 31,2%.

Projetos Entregues Gafisa

Durante o primeiro trimestre de 2012, a Gafisa entregou 18 projetos/fases e 
2.456 unidades.

SEGMENTO ALPHAVILLE

Foco na venda de lotes residenciais com preco unitario entre R$100.000 e 
R$500.000.

Lancamentos Alphaville

Os lancamentos do primeiro trimestre totalizaram R$249,0 milhoes, um aumento de 
37% na comparacao com o 1T11, e incluiu dois projetos/fases em dois estados. Os 
resultados mostram a maior participacao da Alphaville no mix de produtos, 
representando 54% dos lancamentos consolidados primeiro trimestre, acima dos 
35% 
registrados ha um ano.

Vendas Contratadas AlphaVille

As vendas contratadas do primeiro trimestre somaram R$181,9 milhoes, um aumento 
de 6% quando comparado a 2011. A participacao do segmento de lotes residenciais 
aumentou para 45% das vendas contratadas consolidadas, em relacao aos 25% das 
vendas no 1T11. A velocidade de vendas foi de 22,2%, comparada aos 28,1% no 
1T11. A velocidade de vendas de lancamentos no primeiro trimestre foi de 63,2%. 
As vendas de lancamentos representaram 85% do total de vendas, enquanto os 15% 
restantes foram vendas de estoque.

Os projetos apresentaram velocidades de vendas acima da media, incluindo 
AlphaVille Sergipe, que foi lancado em Marco e que superou vendas de 65% no 
primeiro trimestre, e AlphaVille Juiz de Fora, que foi lancado em fevereiro, e 
atingiu mais de 55% vendidos no mesmo periodo.

Projetos Entregues AlphaVille

Durante o primeiro trimestre de 2012, AlphaVille entregou 3 projetos/fases e 
994 
unidades.

SEGMENTO TENDA

Foco em empreendimentos residenciais no segmento popular, com preco de venda 
unitario entre R$80.000 e R$200.000.

Lancamentos Tenda

Refletindo o proposito de remediar problemas na Tenda e o foco na execucao e 
entrega, nao foram lancados empreendimentos no primeiro trimestre. Durante o 
ano 
de 2012, Tenda nao deve representar mais do que 10% do guidance medio de 
lancamentos para o periodo, que e de R$2,7 bilhoes a R$3,3 bilhoes.

Vale recordar que o Segmento Tenda devera representar 50% das entregas 
previstas 
para o Grupo Gafisa, com intervalo entre 22.000 a 26.000 unidades.

Os novos projetos apenas serao executados com o processo imediato de repasse as 
Instituicoes Financeiras. No segundo semestre de 2012, o Grupo pretende 
relancar 
projetos sob um modelo rentavel.

Vendas Contratadas Tenda

Alinhadas as mudancas necessarias na estrategia, as vendas contratadas brutas 
do 
primeiro trimestre mantiveram-se estaveis em R$248,7 milhoes em relacao aos 
R$249,1 milhoes registrados no 4T11. Desde o 4T11, o reconhecimento das vendas 
contratadas e a remuneracao da equipe de vendas foram estabelecidos de acordo 
com a habilidade de repassar as hipotecas as instituicoes financeiras. As 
vendas 
contratadas liquidas do primeiro trimestre no totalizaram R$90,4 milhoes, 
comparadas aos R$216 milhoes negativos no 4T11. As vendas contratadas liquidas 
refletem os distratos de R$339,6 milhoes dos contratos com potenciais 
proprietarios que nao se sua qualificam para financiamento. Apesar dos 
distratos 
esperados para 2012, tambem tem sido observada uma demanda muito forte para a 
revenda destas unidades. 1/3 do total distrato de Tenda do 1T12 ja foi 
revendido 
para clientes qualificados.

Operacoes do Segmento Tenda

Desde junho os numeros de unidades contratadas por instituicoes financeiras tem 
aumentado, devido a adicao de uma nova unidade da Caixa Economica Federal 
dedicada as principais construtoras. No primeiro trimestre, Tenda transferiu 
2.500 unidades para instituicoes financeiras, ou 21% do guidance medio para o 
ano, que e de 10.000 a 14.000 clientes.

Projetos Entregues Gafisa

Durante o primeiro trimestre de 2012, a Tenda entregou 13 projetos/fases e 
2.715 
unidades.


Nota: A integra do comunicado encontra-se a disposicao no site da BM&FBOVESPA 
(www.bmfbovespa.com.br), em Empresas Listadas / Informacoes Relevantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário