GAFISA (GFSA - NM) - COMUNICADO
(13/04) GAFISA (GFSA - NM) - Resultados operacionais referentes ao primeiro
trimestre de 2012
DRI: Alceu Duilio Calciolari
Enviou comunicado, no qual consta:
PARA DIVULGACAO IMEDIATA - Sao Paulo, 12 de abril de 2012 - A Gafisa S.A.
(Bovespa: GFSA3 NYSE: GFA), a principal incorporadora residencial
diversificada
do Brasil, anuncia hoje os resultados operacionais referentes ao primeiro
trimestre de 2012, encerrado em 31 de marco de 2012.
Duilio Calciolari, Diretor Presidente, comenta os destaques: "Durante o
primeiro
trimestre de 2012, focamos na implementacao da nossa nova estrategia, a qual:
(i) define estruturas operacionais dedicadas por marca (ii) reduz risco na
Tenda (iii) expande a contribuicao dos desenvolvimentos de sucesso de
AlphaVille em nosso mix de produtos e (iv) reposiciona o foco da marca Gafisa
em seus principais mercados, Sao Paulo e Rio de Janeiro. Estamos obtendo
progressos no alcance de nosso guidance de R$500 - R$700 milhoes de fluxo de
caixa operacional para o ano de 2012 com entrega de 6.165 unidades, vendas de
estoques e geracao de fluxo de caixa positivo na Tenda no mes de Marco.
O Grupo apresenta forte demanda em todo o Brasil em produtos para os segmentos
de renda media e media-alta, representados pelas marcas Gafisa e AlphaVille,
cujas vendas totalizaram R$498,7 milhoes ao longo do trimestre, registrando VSO
de lancamentos de 48%. Com a implementacao do foco geografico mais reduzido,
Sao
Paulo foi responsavel por 100% dos R$214,7 milhoes em lancamentos do segmento
Gafisa no 1T12, enquanto todos os projetos do segmento AlphaVille, de R$249,0
milhoes, lancados no mesmo periodo, localizam-se fora de Sao Paulo e do Rio de
Janeiro."
Lancamentos Consolidados
Os lancamentos do primeiro trimestre de 2012 totalizaram R$464 milhoes, uma
reducao de 10% em comparacao com o 1T11, uma vez que o Grupo interrompeu os
lancamentos de Tenda para focar na execucao e na entrega. Os resultados
representam 15% do guidance medio de lancamentos para o ano, que vai de R$2,7
ate R$3,3 bilhoes e esta de acordo com a sazonalidade de poucos lancamentos no
primeiro trimestre.
Quatro projetos/fases foram lancados em tres estados no primeiro trimestre, com
AlphaVille sendo responsavel por 54% dos lancamentos e Gafisa pelos 46%
restantes.
Vendas Contratadas Consolidadas
As vendas contratadas do primeiro trimestre totalizaram R$408,2 milhoes, uma
reducao de 50% quando comparadas ao 1T11. As vendas de lancamentos
representaram
55% do total, enquanto que vendas de estoques representaram os 45% restantes. A
velocidade de vendas consolidadas do primeiro trimestre foi de 10,4% comparada
aos 21,4% no 1T11, refletindo a menor quantidade de lancamentos durante o
periodo com o proposito de remediar problemas na Tenda. Excluindo-se a marca
Tenda, a velocidade de vendas do 1T12 foi de 16,1%, em comparacao aos 17,7% do
4T11 e aos 21,6% no 1T11. A velocidade consolidada de vendas de lancamentos,
por
sua vez, foi de 48,1%.
Status da Geracao de Fluxo de Caixa Operacional
Gafisa encerrou o primeiro trimestre com aproximadamente R$900 milhoes em
caixa,
no mesmo patamar do balanco no final de 2011, apos pagamento de todas as
obrigacoes do periodo. No 1T12, o cash burn consolidado foi de aproximadamente
R$100 milhoes, que representa juros decorridos da divida da Gafisa. Nosso fluxo
de caixa operacional foi neutro no 1T12 e no mes de Marco, Tenda apresentou
fluxo de caixa operacional positivo.
Projetos Entregues
Durante o primeiro trimestre de 2012, a Gafisa entregou 34 projetos que
envolveram 6.165 unidades com um valor geral de vendas de R$1,1 bilhao durante
o
1T12, duas vezes o numero de projetos entregues durante o 1T11, de 3.060
unidades. Em marco de 2012, o Grupo Gafisa alcancou um recorde de unidades
entregues em um mes, de 3.338 unidades.
Estoque (Imoveis para Venda)
No primeiro trimestre, o estoque consolidado a valor de mercado reduziu 3% na
comparacao com o 4T11, ou manteve-se estavel se considerar ex-Tenda. O valor de
Mercado para o estoque de Gafisa permaneceu estavel em R$1,96 bilhoes no final
do 1T12. O valor de mercado para o estoque de Alphaville totalizou R$636
milhoes
no final do 1T12, um aumento de 11% comparado ao final do 4T11. O estoque da
Tenda foi avaliado em R$915 milhoes no final do 1T12, uma reducao de 2%
comparado ao final do 4T11, um indicativo de cancelamento de projetos.
SEGMENTO GAFISA
Foco em empreendimentos residenciais no segmento de Media, Media-Alta e Alta
renda, com preco de venda unitario superior a R$250.000.
Lancamentos Gafisa
Os lancamentos do primeiro trimestre permaneceram estaveis em R$214,7 milhoes e
incluiram dois projetos/fases em um estado. Sao Paulo representou 100% dos
lancamentos.
Vendas Contratadas Gafisa
As vendas contratadas do primeiro trimestre totalizaram R$316,7 milhoes, uma
diminuicao de 25% quando comparado com o 1T11. As unidades lancadas durante o
ano representaram 79% do total, enquanto vendas de estoques representaram os
21%
restantes. A velocidade de vendas foi de 13,9%, comparada aos 19,4% no 1T11. A
velocidade de vendas de lancamentos Gafisa foi de 31,2%.
Projetos Entregues Gafisa
Durante o primeiro trimestre de 2012, a Gafisa entregou 18 projetos/fases e
2.456 unidades.
SEGMENTO ALPHAVILLE
Foco na venda de lotes residenciais com preco unitario entre R$100.000 e
R$500.000.
Lancamentos Alphaville
Os lancamentos do primeiro trimestre totalizaram R$249,0 milhoes, um aumento de
37% na comparacao com o 1T11, e incluiu dois projetos/fases em dois estados. Os
resultados mostram a maior participacao da Alphaville no mix de produtos,
representando 54% dos lancamentos consolidados primeiro trimestre, acima dos
35%
registrados ha um ano.
Vendas Contratadas AlphaVille
As vendas contratadas do primeiro trimestre somaram R$181,9 milhoes, um aumento
de 6% quando comparado a 2011. A participacao do segmento de lotes residenciais
aumentou para 45% das vendas contratadas consolidadas, em relacao aos 25% das
vendas no 1T11. A velocidade de vendas foi de 22,2%, comparada aos 28,1% no
1T11. A velocidade de vendas de lancamentos no primeiro trimestre foi de 63,2%.
As vendas de lancamentos representaram 85% do total de vendas, enquanto os 15%
restantes foram vendas de estoque.
Os projetos apresentaram velocidades de vendas acima da media, incluindo
AlphaVille Sergipe, que foi lancado em Marco e que superou vendas de 65% no
primeiro trimestre, e AlphaVille Juiz de Fora, que foi lancado em fevereiro, e
atingiu mais de 55% vendidos no mesmo periodo.
Projetos Entregues AlphaVille
Durante o primeiro trimestre de 2012, AlphaVille entregou 3 projetos/fases e
994
unidades.
SEGMENTO TENDA
Foco em empreendimentos residenciais no segmento popular, com preco de venda
unitario entre R$80.000 e R$200.000.
Lancamentos Tenda
Refletindo o proposito de remediar problemas na Tenda e o foco na execucao e
entrega, nao foram lancados empreendimentos no primeiro trimestre. Durante o
ano
de 2012, Tenda nao deve representar mais do que 10% do guidance medio de
lancamentos para o periodo, que e de R$2,7 bilhoes a R$3,3 bilhoes.
Vale recordar que o Segmento Tenda devera representar 50% das entregas
previstas
para o Grupo Gafisa, com intervalo entre 22.000 a 26.000 unidades.
Os novos projetos apenas serao executados com o processo imediato de repasse as
Instituicoes Financeiras. No segundo semestre de 2012, o Grupo pretende
relancar
projetos sob um modelo rentavel.
Vendas Contratadas Tenda
Alinhadas as mudancas necessarias na estrategia, as vendas contratadas brutas
do
primeiro trimestre mantiveram-se estaveis em R$248,7 milhoes em relacao aos
R$249,1 milhoes registrados no 4T11. Desde o 4T11, o reconhecimento das vendas
contratadas e a remuneracao da equipe de vendas foram estabelecidos de acordo
com a habilidade de repassar as hipotecas as instituicoes financeiras. As
vendas
contratadas liquidas do primeiro trimestre no totalizaram R$90,4 milhoes,
comparadas aos R$216 milhoes negativos no 4T11. As vendas contratadas liquidas
refletem os distratos de R$339,6 milhoes dos contratos com potenciais
proprietarios que nao se sua qualificam para financiamento. Apesar dos
distratos
esperados para 2012, tambem tem sido observada uma demanda muito forte para a
revenda destas unidades. 1/3 do total distrato de Tenda do 1T12 ja foi
revendido
para clientes qualificados.
Operacoes do Segmento Tenda
Desde junho os numeros de unidades contratadas por instituicoes financeiras tem
aumentado, devido a adicao de uma nova unidade da Caixa Economica Federal
dedicada as principais construtoras. No primeiro trimestre, Tenda transferiu
2.500 unidades para instituicoes financeiras, ou 21% do guidance medio para o
ano, que e de 10.000 a 14.000 clientes.
Projetos Entregues Gafisa
Durante o primeiro trimestre de 2012, a Tenda entregou 13 projetos/fases e
2.715
unidades.
Nota: A integra do comunicado encontra-se a disposicao no site da BM&FBOVESPA
(www.bmfbovespa.com.br), em Empresas Listadas / Informacoes Relevantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário