quinta-feira, 29 de setembro de 2011

10 notícias para lidar com os mercados nesta quinta-feira 29/09/2011


10 notícias para lidar com os mercados nesta quinta-feira

IGP-M acelera e inflação em um ano chega a 7,46%; Alemanha aprova plano de ajuda à Grécia


1 - PIB americano avança 1,3% no segundo trimestre. O Produto Interno Bruto da maior economia se expandiu mais do que o esperado pelo mercado, que era de 1,2%. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, a economia do país cresceu 1,6%, segundo dados do Departamento de Comércio.

2 - Parlamento alemão aprova plano de resgate da Eurozona. Dos 620 deputados de que integram a Assembleia, 523 votaram a favor do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF), anunciou o presidente da câmara, Norbert Lammert.

3 - TNK-BP pagou em torno de US$ 1 bi por fatia em blocos da HRT. A transação vai se completar em duas a três semanas e a HRT será a operadora dos blocos, disse o presidente da unidade da TNK- BP na Venezuela, Sergey Funygin, na Venezuela, segundo a Bloomberg. O negócio dará à TNK-BP 45 por cento de participação em blocos de exploração na Bacia de Solimões, onde a HRT recentemente encontrou sinais de petróleo, disse ele.

4 - Bovespa terá plataforma de operação de dívida em meados de 2012. A BM&FBovespa SA vai começar a operar uma plataforma de negociação de títulos de renda fixa em meados do ano que vem, executivos incluindo o presidente Edemir Pinto disseram em entrevista em Nova York. O Brasil deixou de ser visto como um “porto seguro” pelos investidores estrangeiros depois das intervenções do governo na economia durante o último ano, disse Pinto.

5 - Ação da OSX, de Eike, ficará mais acessível ao investidor. Empresa anunciou o desdobramento dos papéis a intenção de ir ao Novo Mercado. Cada papel que atualmente é negociado a 359,49 passará a valer 14,38 reais. Ou seja, cada investidor que possui uma ação irá receber 25 no novo valor. Desta forma, o lote de 100 que antes era negociado a aproximadamente 35 mil reais, agora será vendido em torno de 1400 reais. A mudança visa “favorecer as condições de negociabilidade”, informa o texto da nota.

6 - Moody’s rebaixa a Usiminas. A perspectiva do rating da siderúrgica passou de estável para negativa. A nota em escala global continua em Baa3 e a em escala nacional em Aa1. “A alteração da perspectiva para negativa reflete os fracos fundamentos do mercado siderúrgico no Brasil e global, e os fracos resultados operacionais da empresa nos últimos trimestres”, disse a classificadora em nota assinada por Barbara Mattos e Brian Oak.

7 - IGP-M acelera para 0,65% em setembro e fica em 7,46% em 12 meses. Em agosto, o Índice Geral de Preços – Mercado tinha avançado 0,44%. No ano, a taxa acumulada é de 4,15%. O índice é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência. A expectativa dos analistas consultados pela Reuters era de uma alta de 0,61%.

8 - Bolsa de Tóquio sobe 1%, com valorização do euro. O índice foi ajudado pela moeda europeia e pelas ações do setor de tecnologia, como Kyocera, Canon e TDK, mais do que compensando as perdas entre as ações ligadas às commodities, como as das siderúrgicas e das empresas de transporte marítimo.

9 - Embraer supera concorrentes na renda fixa com alta do dólar. A dependência da receita em dólar da Embraer significa que a companhia está se beneficiando da queda de 13% do real em relação à moeda americana desde o início do mês, segundo a Bloomberg.

10 - ING vende sua participação na SulAmerica por US$ 1 bi, afirma FT. As empresas cotadas para a aquisição da participação de 36% da companhia de seguros são a francesa Taxa e a japonesa Tokio Mariner.

Bônus: Ações dos bancos brasileiros estão “bastante baratas”, diz André Esteves. “Eu gosto do mercado de ações, especialmente com essa correção na moeda. É uma alternativa interessante para um investimento”, disse o líder do maior banco de investimentos brasileiro em uma entrevista concedida à CNN nesta quarta-feira em Londres, após inaugurar um escritório na cidade. Segundo ele, as ações dos bancos brasileiros estão “bastante baratas”.

Bônus 2:  BC reduz projeção de PIB em 2011 e de inflação para 2012. O prognóstico para o avanço do Produto Interno Bruto (PIB) em 2011 foi reduzido de 4,0 para 3,5 por cento. A perspectiva para a alta do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano passou de 5,8 para 6,4 por cento, enquanto o de 2012 foi de 4,8 para 4,7 por cento. As informações são do Relatório Trimestral de Inflação.

Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário