Dividendos – O que são e como funcionam?
Dividendo é uma parcela do lucro da companhia que é distribuida aos acionistas de forma proporcional a quantidade de ações que o mesmo possui. A companhia deve sempre pagar o mínimo de 25% dos lucros obtidos.
Similar aos dividendos existe o pagamento de juros sobre o capital próprio. A diferença básica é que no caso dos juros você vai pagar 15% de IR. Já no caso dos dividendos, o IR já foi pago antes do mesmo ser repassado para você. Fique atento a isso.
Como funciona o pagamento dos dividendos
Data COM – Nome que se dá ao dia em que é determinado quem receberá o pagamento dos dividendos/juros. Ou seja, é o dia em que você precisa ter a ação em carteira para garantir o recebimento dos dividendos. Você precisa ter a ação em carteira no fechamento do pregãodo dia COM.
Data EX – É o pregão seguinte ao COM.
Exemplo Prático
Comunicado retirado do site de Relação com Investidores da Petrobras.
“O valor a ser distribuído, no montante de R$ 2.609 milhões, correspondente a um valor bruto de R$ 0,20 por ação ordinária ou preferencial, está sendo provisionado nas demonstrações contábeis de 31 de dezembro de 2010 e deverá ser desembolsado até 31 de dezembro de 2010, com base na posição acionária de 21 de dezembro de 2010.A partir do primeiro dia útil após a data de corte, as ações passarão a ser negociadas ex-juros sobre capital próprio na BM&FBOVESPA e demais bolsas de valores onde a Companhia está listada.”
O que o comunicado diz é que a data COM das ações da Petrobras é 21/12/2010 (ou seja, quem “dormir” com a ação em carteira neste dia, terá direito ao recebimento dos proventos). A data EX é o primeiro dia útil após a data COM, ou seja, 22/12/2010.
Outra informação do comunicado é que o investidor receberá, em uma data futura, 20 centavos por cada ação que possui.
É importante saber que na data EX o valor dos dividendos é deduzido do valor da ação, assim se a ação era negociada a 10 reais na data EX ela vai começar a ser negociada a 9,80. Isso ocorre, pois a companhia utiliza dinheiro que está em caixa para pagar os dividendos aos acionista.
Mas, se a ação perde o valor dos dividendos, porque vale a pena investir em ações que pagam bons dividendos?
Imagine o seguinte cenário:
As ações da Petrobras são negociadas a 10 reais. Na data EX, a ação abre o pregão cotada a 9,80. O que acontece na prática é que é provável que em alguns pregões a ação volte ao preço original. Mas, porque? Simples: as pessoas estavam acostumadas a comprar e vender as ações ao valor de 10 reais. Quando veem ela valendo menos que isso, acreditam que a mesma está barata. Mas veja bem, esse movimento pode levar dias, semanas e até meses para se completar.
Fonte: Investidor Iniciante
Nenhum comentário:
Postar um comentário