terça-feira, 8 de novembro de 2011

MPX recebe licença de órgão colombiano para iniciar construção de mina de carvão



A MPX informou nesta terça-feira ter recebido licença ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Colômbia para a mina de céu aberto de Cañaverales.

Com a emissão da licença ambiental, a MPX fica autorizada a iniciar a construção da mina, que em sua plena capacidade deve atingir uma produção de 2,5 milhões de toneladas por ano (Mtpa).

“A produção de carvão térmico pela MPX será um grande diferencial para Companhia, que, além de suprir suas plantas de geração de energia no Brasil e no Chile, poderá exportá-lo para Europa, Estados Unidos e Ásia, criando uma oportunidade única de crescimento para a Companhia" afirmou o presidente da MPX, Eduardo Karrer. 

Segundo o executivo, as perspectivas futuras para o mercado global de carvão térmico são "muito positivas", pois o grande crescimento das importações da China e da Índia gerou uma mudança estrutural no mercado, pressionando preços tanto no curto quanto no longo prazo. 

De acordo com a companhia, o cronograma de implantação das minas a céu aberto será analisado com base na otimização do retorno do investimento. Contudo, a MPX informa em nota que as simulações realizadas até o momento apontaram que o melhor momento para que sejam iniciadas as operações destas minas se dará quando o porto próprio da empresa estiver operando. 

A mina de Cañaverales, juntamente com as de Papayal e San Juan, integra o sistema de mineração de carvão de baixa emissão que a empresa está desenvolvendo na Colômbia. As minas devem ter capacidade plena de produção de 35 Mtpa e estão localizadas a apenas 150 km da costa. 

Ainda de acordo com a MPX, apesar da aprovação pelo órgão colombiano, ainda estão em curso as análises necessárias para a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do porto e da ferrovia, em paralelo às consultas às comunidades locais para a obtenção da licença ambiental definitiva. 

Fonte: Último Instante

Nenhum comentário:

Postar um comentário