terça-feira, 12 de abril de 2011

Dólar tem segundo dia de valorização, com crise nuclear


Dólar tem segundo dia de valorização, com crise nuclear 


O dólar registra valorização pelo segundo dia seguido nesta terça-feira (12/4), com o agravamento da crise no Japão gerando estresse nos mercados financeiros mundiais.
A moeda americana avança 0,51%, a R$ 1,5870 na compra e R$ 1,5890 na venda.
A valorização do dólar reflete as perdas nos principais mercados acionários, com a piora da crise nuclear no Japão. Segundo informações da agência estatal japonesa NHK, o governo elevou o alerta da crise nuclear ao nível 7, máximo da escala internacional.
As autoridades têm dificuldades em controlar a situação na usina nuclear de Fukushima, em meio a séries de réplicas do terremoto.
"Os investidores interpretaram a elevação como um reconhecimento de que a crise está fora de controle", diz Felipe Pellegrini, gerente de mesa de operações do Banco Confidence.
A notícia gerava movimento de vendas nos principais mercados: o índice Dow Jones da Bolsa de Nova York perdia 1%, e na Europa as principais bolsas operam no campo negativo.
A divisa americana tem valorização de 0,17% ante o dólar australiano, e de 0,46% frente à libra esterlina.
"Além disso, na semana passada o dólar teve uma queda muito exagerada e está devolvendo parte dessas perdas", ressalta Pellegrini.
Na semana passada, a moeda teve desvalorização de 2,36%, após o governo decretar aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para empréstimos até dois anos, enquanto investidores esperavam medidas mais fortes.
Fonte: Brasil Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário