quarta-feira, 13 de abril de 2011

É muito importante saber definir a tendência


É muito importante saber definir a tendência 

Tendência pode ser vista como um desequilíbrio entre oferta e demanda, e este desequilíbrio acaba por provocar compra ou venda excessiva, e com isso o mercado cai ou sobe por longos períodos. Algo vital na arena do mercado financeiro é identificar quando existe ou não uma tendência, e saber investir no sentido desta tendência. Uma máxima que todos já devem ter escutado é : “Bolsa é para longo prazo”.



Abaixo esta um gráfico do Indice Dow Jones:




Repare nas 3 áreas demarcadas. De 1900 a 1921 o mercado andou completamente lateral, sem tendência definida. O mesmo aconteceu de 1936 a 1950 e depois de 1969 a 1984. Quem tivesse, em algum desses 3 períodos, simplesmente comprado e esperado subir, o clássico “buy&hold”, teria passado períodos de ate 20 anos sem ter tido uma valorização expressiva de seu capital. Mas alguns podem dizer: “ Ah, mas houveram períodos de valorização muito forte, e no final acabou dando certo!”. Primeiro acabou dando certo por pura sorte, porque nunca sabemos o que o mercado vai fazer, já que uma das regras básicas é que o mercado é ineficiente, ou seja, uma ação não necessariamente gera uma reação. Segundo que ninguém é de ferro, e é difícil agüentar 10 ou 15 anos em um investimento sem um ganho expressivo, principalmente se tratando de renda variável.



Mas se você houvesse identificado esta lateralidade no mercado e utilizado estratégias próprias para este fim, certamente teria tido uma rentabilidade muito mais interessante que o clássico “buy&hold”.




Por isso dizemos que na analise técnica existem 3 tendências : De alta, de baixa ou lateral (quando não existe uma tendência definida). As 3 tendências se alternam entre elas, muitas vezes por longos períodos de tempo.





Isso nos leva ao gráfico atual do Ibovespa:



Notamos que desde o final de 2009 até hoje (abril de 2011), são quase 2 anos e o mercado está no mesmo lugar.



Quem comprou durante esse período negligenciando o fato de que o mercado esta sem tendência e tentou fazer o “buy&hold”, ou teve uma parca rentabilidade ou não ganhou nada.

Mais um exemplo de que devemos sempre operar no sentido da tendência atual, não importa qual das 3 seja ela. Por isso dizemos que a tendência é sempre sua amiga. Não adianta lutar contra o Sr. Mercado, no fim ele sempre ganha. Assim sendo, compre quando há uma tendência de alta, venda a descoberto quando há uma tendência de baixa ou opere suportes e resistências quando não há tendência definida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário